Governadores preveem avanços no debate sobre desoneração de combustíveis e pacto federativo

COSUD

Chefes dos Executivos do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná destacaram temas que serão tratados nos três dias de evento

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, repercutiu, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (02/03), as expectativas para os três dias da 7ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Ao lado do vice-governador do Rio, Thiago Pampolha, e dos governadores Ratinho Jr., do Paraná, e Renato Casagrande, do Espírito Santo, Castro falou sobre temas que serão tratados pelos Estados, como a desoneração dos preços dos combustíveis e a centralização do pacto federativo no Brasil. O evento aconteceu no Centro Cultural da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), em Botafogo, na Zona Sul carioca.

– Vamos discutir, a partir de hoje, enquanto Sul e Sudeste, um posicionamento em relação à desoneração dos combustíveis. Falar sobre isso está entre as minhas propostas e é provável que conste na Carta do Rio de Janeiro, que será entregue no fim do Cosud – afirmou Cláudio Castro.

Já o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, falou sobre a importância do evento para o fortalecimento da democracia brasileira e da melhoria do atendimento de serviços à população.

– Nós vamos debater também sobre o pacto federativo, porque é fundamental que a gente compreenda o papel de cada ente da federação. São temas particulares e estratégicos que precisamos discutir para responder aos anseios da sociedade – disse.

O governador do Paraná, Ratinho Jr., destacou a importância do planejamento para melhorar os projetos de saneamento.

– A falta de planejamento na questão do saneamento vem de décadas. Temos capitais do país que têm 4% de saneamento básico, uma vergonha em pleno 2023. Nessa área, temos como bons exemplos os modelos do Espírito Santo e do Paraná, que possuem empresas estatais que estão na bolsa de valores, sendo bem geridas, e que tem um modelo de cogestão, atraindo a iniciativa privada. É possível avançar muito neste tema. A situação do Rio hoje, com uma bem sucedida concessão, demonstra a importância de uma boa estratégia de planejamento – afirmou.  

A parte da tarde é dedicada aos Grupos de Trabalho, onde secretários estaduais e técnicos vão discutir 25 temas, como segurança pública, meio ambiente, educação, saúde e desenvolvimento econômico. Às 18h, os governadores visitam o Centro de Operações Integradas da Águas do Rio, na Região Portuária do Rio.

Link para sonora e vídeo: https://drive.google.com/drive/folders/1rX8Jdp_V6191-UQMfolfaZaN0lAYuXHa?usp=sharing

EJ_COLETIVA DIA1 (4)

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Leave a reply