Rio de Janeiro sediará 7º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste

Foto: Ricardo Zerrenner COSUD

Estado receberá representantes dos governos das duas regiões, marcando a retomada do evento

O Estado do Rio de Janeiro sediará, entre os dias 2 e 4 de março, o sétimo encontro do Cosud (Consórcio de Integração Sul e Sudeste). O evento, que ocorrerá na capital fluminense, reunirá os governadores dos sete estados dessas regiões e marcará a retomada das atividades do consórcio, que ficaram paralisadas em razão das restrições impostas pela pandemia da covid-19. A última edição foi em 2020, no Paraná.

Foto Daniel R Carneiro

Foto: Daniel R Carneiro

Para o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, além de reforçar a integração entre os estados que representam 70% da economia do país, o evento será mais uma oportunidade de avançar em discussões que já estão em pauta no Fórum de Governadores e com o governo federal.

– O Rio de Janeiro está preparado e de braços abertos para retomarmos os encontros do Cosud, que têm sido fundamentais para a consolidação dessa parceria. Receberemos os governadores para a construção de um caminho comum pelo desenvolvimento e crescimento do Sul e Sudeste, que possuem 70% do PIB nacional, e, consequentemente, para o fortalecimento do Estado Brasileiro. Estamos unidos e o momento é muito oportuno para aprofundarmos debates essenciais para os estados – declarou Cláudio Castro.

Com os temas centrais “Saneamento”, “Reforma Tributária” e “Pacto Federativo”, o sétimo encontro do Cosud reunirá também secretários de Estado e representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário. A edição será realizada na Fundação Getulio Vargas (FGV), em Botafogo, Zona Sul do Rio, e promoverá ainda diversos grupos de trabalho com temáticas sobre Meio Ambiente, Mulheres e Cidadania, Segurança Pública, Educação, Saúde, entre outras.

Ao final do encontro, será apresentada a Carta do Rio de Janeiro. O documento trará um conjunto de ações e propostas elaboradas durante o evento pelos governos do Sul e Sudeste para o desenvolvimento de políticas públicas dos estados.